Este é o nível de vendas mais baixo dos últimos 30 anos. Desempenho da Ford caiu 48% e da General Motors, 52,9%.
O setor automobilístico nos Estados Unidos sofreu outro mês desastroso em fevereiro, com perdas que superam 40% das vendas em relação a igual período de 2008. Este é o nível de vendas mais baixo dos últimos 30 anos. O resultado marca o 15º mês consecutivo de queda na venda de automóveis e já é visto pelos analistas como um agravamento da recessão dos Estados Unidos, reforçado pela desaceleração de outros mercados, como o europeu e o japonês.
Somente as vendas da Ford desabaram 48%, já as da General Motors caíram 52,9%. A Chrysler registrou queda de 44% no mês, passando para 84.050 unidades, contra 150.093 veículos vendidos um ano antes. As montadoras japonesas registraram quedas menos acentuadas: as vendas da Toyota reduziram 37% no mês e da Nissan, 38%.
A Ford disse em comunicado, divulgado nesta terça-feira (3), que no segundo trimestre do ano produzirá 260 mil veículos a menos que no mesmo período do ano passado, diante das “dificuldades” do ambiente econômico. Isso porque as três marcas do grupo Ford (Ford, Mercury e Lincoln) venderam em fevereiro apenas 94.044 unidades. A montadora destacou ainda que seus estoques caíram 32% durante fevereiro, para 405.000 unidades.
“O ambiente econômico e competitivo continua difícil”, explicou Ken Czubay, vice-presidente de Vendas e Marketing da Ford. “Estamos decididos a seguir o curso e a permanecer concentrados, edificando os alicerces para o crescimento futuro com produtos com um estilo diferenciado”, acrescentou. Assim, no segundo trimestre do ano, a Ford planeja produzir 425 mil veículos na América do Norte.
Em situação mais crítica, a General Motors registrou em fevereiro uma queda anualizada de 52,9% em suas vendas nos Estados Unidos, onde apenas 127.296 unidades foram comercializadas.
A montadora vendeu um total de 53.813 carros, o que representa queda de 50% ante fevereiro de 2008, e 73.483 caminhões, redução de 55% na mesma base de comparação.
Apesar de as vendas terem despencado em relação ao ano anterior, a montadora disse que, em relação a janeiro de 2009, a comercialização de veículos na categoria “autos” subiu quase 34%.
“O mercado permanece difícil e desafiador”, afirmou em nota Mark LaNeve, vice-presidente para vendas de veículos, serviços e marketing da GM na América do Norte. “Nossos novos produtos continuam obtendo mercado e estamos estimando que a participação no varejo aumente com os modelos Malibu, Traverse, Enclave, HHR, Cobalt e G6″, disse o executivo.
Segundo a GM, os estoques tiveram queda de 160 mil veículos (17%) em fevereiro, em relação a fevereiro de 2008, para cerca de 781 mil veículos. Havia cerca de 337 mil carros e 444 mil caminhões em estoque no fim do mês passado, de acordo com a montadora. Em comparação com janeiro deste ano, os estoques diminuíram em 20 mil unidades.
Na Europa
Enquanto se prepara para investir em uma fábrica nos Estados Unidos, o grupo alemão Volkswagen divulgou também nesta terça-feira o fechamento do lucro líquido de 2008, em US$ 4,688 bilhões de euros, 13,7% a mais que em 2007. O consórcio antecipou que, no ano passado, faturou 113,808 bilhões de euros, 4,5% a mais que no ano anterior.
O lucro operacional aumentou 3%, para 6,3 bilhões de euros, enquanto o lucro antes de impostos cresceu 1%, para 6,608 bilhões de euros. No total, o grupo Volkswagen vendeu 6,27 milhões de veículos, 1,3% a mais que em 2007, além de aumentar sua participação no mercado mundial.
Fonte: Portal G1
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